quarta-feira, 26 de maio de 2010

Carreira e Profissões: A Carreira de Jornalista

A Carreira de Jornalista




O jornalista é o profissional responsável por buscar, investigar e redigir as noticias e transmiti-la, através dos meios de comunicação (jornais, revistas, internet, televisão) a população. O Jornalista trabalha em todo o processo de produção das noticias: investigação, apuração, organização, resumo e redação.
Na carreira de Jornalismo dependendo do perfil do profissional, ele pode se especializar em diferentes áreas de atuação e atuar como: repórter, redator, assessor de imprensa, repórter investigativo, editor, pauteiro (pesquisa assunto para as reportagens), chefe de reportagem, redator chefe e âncora (apresentador de telejornal).


Regulametação da Carreira do Jornalismo
Para pode exercer a profissão de jornalista o profissional tem que ter cursado algum curso de Jornalismo ou Comunicação Social com enfase em Jornalismo, o registro é feito no Ministério do Trabalho. Alguns profissionais no entanto, tais como cinegrafistas, diagramadores e operadores de audio que auxiliam na imprensa também podem tirar o registro de Jornalista.


Grade Básica do Curso de Jornalismo:




* Língua Portuguesa
* História Geral
* Filosofia
* Fotojornalismo
* Teoria da Comunicação
* História do Jornalismo
* Informática Básica
* Planejamento Gráfico
* Economia Básica
* Técnicas de Codificação



 Aspectos Favoráveis
A área de atuação do jornalismo que mais cresce com certeza é a internet. Há boas oportunidades de trabalho nas versões virtuais dos grandes jornais impressos, em blogs que hoje se proliferam aos milhares e em sites de noticias independentes. Há uma grande procura também por bons reporteres e reporteres investigativos, principalmente nas pequenas e médias emissoras de TV regionais.


 Aspectos Desfavoráveis
A competição por empregos de jornalistas nas áreas tradicionais ( telejornalismo e jornal impresso ) está muito grande, por isso a adaptação as novas mídias tais como a internet é imprecindível, quem não tem capacidade de adaptação fica para traz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário