quarta-feira, 16 de junho de 2010

Carreira e Profissões: Letras

                                      Letras


Esses profissionais estudam os idiomas e suas respectivas literaturas nacionais. As faculdades que oferecem os cursos de Letras preparam o profissional para a pesquisa e o ensino do Português e de pelo menos um idioma estrangeiro, assim como para os estudos das literaturas nacional e internacional.

A especialização em idioma estrangeiro pode ser em línguas modernas, como francês, espanhol, inglês, alemão, japonês, ou ainda em uma língua clássica como latim ou grego. A maior vocação do profissional de Letras é o magistério no ensino fundamental e médio, ou ainda em escolas de idiomas. Mas pode, também, trabalhar com a assessoria na tradução de textos para empresas multinacionais e em editoras, na revisão de textos.
Existe apenas um curso de bacharelado específico para o ensino de Estudos Literários. A faculdade forma profissionais capacitados para a crítica, reflexão e pesquisa dos vários gêneros literários. O bacharel também é habilitado para a produção de textos. Ele é um especialista em literatura.



A crescente importância do conhecimento de português e de idiomas estrangeiros aumenta as oportunidades do bacharel em letras, já que sua função é estudar e ensinar a língua e a literatura de diversos países. Ao se dedicar a essa atividade, ele fatalmente passa a entender a forma de pensamento de um povo, sua história e sua cultura. Em geral, esse profissional se especializa em uma língua moderna - inglês, francês, espanhol, alemão, árabe, japonês, por exemplo - ou morta, como latim e grego. Por mais que conheça uma língua e sua literatura, vai ter de estudá-la pelo resto da vida para se manter atualizado com novas palavras e expressões idiomáticas.

 A pessoa formada em letras não pode apenas saber explicar porque uma palavra se escreve de uma maneira ou de outra. Precisa engajar-se em projetos de ensino, de pesquisa e de extensão".
O profissional precisa estar se atualizando, participando de congressos, seminários, para gerar conhecimento.

O mercado de trabalho

  A valorização do conhecimento de idiomas estrangeiros pelo mercado de trabalho fez com que várias escolas de línguas fosse abertas nos últimos anos em todo o país, sobretudo nas cidades de porte médio. Consequentemente, estão surgindo vagas nesse setor. É possível ser professor particular de línguas para funcionários de empresas empenhadas em aperfeiçoar seu pessoal. Os maiores empregadores, porém, continuam sendo as escolas de nível fundamental e médio. Quem quiser seguir a carreira acadêmica, dedicando-se à pesquisa e ao ensino nas universidades, precisa fazer mestrado e doutorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário